Conheça as funções dos meniscos no joelho

Os meniscos são dois em cada joelho (um lateral, do lado de fora, e outro medial, do lado de dentro) e exercem funções essenciais para a saúde da sua articulação.

Nem sempre um distúrbio no menisco causará dor insuportável ao paciente, assim como nem sempre uma lesão de menisco é cirúrgica. Na verdade, a maioria tem dor leve e com um tratamento adequado podem ficar assintomáticos. Cautela deve, no entanto, ser tomada para seguir o tratamento mais adequado, pois algumas lesões de menisco podem iniciar um processo irreversível de desgaste progressivo. Motivo pelo qual é no mínimo interessante conhecer as funções dessas estruturas tão importantes para o joelho.

Os menisco têm múltiplas funções nos joelhos

A função mais conhecida é a de absorção de impacto. Os meniscos são como amortecedores, absorvendo até 60% do peso do corpo sobre os joelhos. Outra função muito importante, que está relacionada ao impacto, é a de corrigir as incongruências dos ossos do joelho.

Explicando melhor, é o seguinte: os ossos do joelho (tíbia e fêmur) não encaixam perfeitamente (um tem uma superfície articular redonda e o outro plana); então, o menisco serve como um adaptador, pois corrige essa incongruência e permite um movimento mais harmônico do joelho. Como resultado, diminui-se o atrito entre os ossos e o impacto das forças que incidem sobre o joelho.

O mesmo modo que o menisco melhora a distribuição de forças dentro do joelho, ele acaba auxiliando também a distribuição do líquido sinovial, que é um fluido que lubrifica e auxilia a nutrição das células da cartilagem.

E a última função, extremamente importante, que tem sido muito valorizada atualmente, é a de contribuir para a estabilidade do joelho. Os ligamentos são os restritores primários (mais importantes), responsáveis por manter o joelho firme, e os meniscos são secundários, mas que sem a função deles os ligamentos ficam sobrecarregados e podem falhar.

Lesões de meniscos presentes em conjunto com lesões do ligamento cruzado anterior (LCA), por exemplo, podem ser a causa de falha da cirurgia de reconstrução do LCA, devendo, portanto serem preservador e reparados o máximo possível.

O menisco, estrutura que no passado foi desprezada, é atualmente um dos temas mais discutidos, principalmente a necessidade da sua preservação e técnicas cirúrgicas para o seu reparo.